top of page

Oligoterapia Catalítica

‘‘A Oligoterapia Catalítica surgiu nos anos 30 através da obra do Dr. Jacques Menetrier, que se utilizou dos trabalhos preliminares de Gabriel Bertrand e J. U. Sutter. Esta forma de tratamento natural também ficou conhecida como Terapia Ortomolecular e baseia-se no emprego de oligoelementos biocatalisadores no tratamento das doenças funcionais segundo a teoria das Síndromes Reacionais. 

Oligoelementos, são minerais presentes no organismo em pequenas quantidades indispensáveis às reações bioquímicas, são divididos em essenciais e não-essenciais. Os oligoelementos essenciais desempenham um papel fisiológico fundamental na química dos seres vivos, a tal ponto que um organismo não pode desenvolver seu ciclo vital sem os mesmos. Eles estão presentes em todos os tecidos sadios; e têm um papel que não pode ser substituído por nenhum outro e uma concentração relativamente constante que necessita um controle do tipo homeostático. Alguns oligoelementos considerados não essenciais apresentam um papel importante em oligoterapia catalítica. 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os minerais são extremamente importantes na constituição de um organismo saudável. Segundo Dr. Charles Northen: “A função dos micro minerais é participar nas atividades dos hormônios e enzimas, provavelmente uma função análoga à das vitaminas". Raramente observa-se que, de modo geral, as vitaminas controlam a captação dos minerais pelo organismo e que frequentemente são incapazes, na ausência de minerais, de realizar suas funções. Na falta de vitaminas, o sistema pode de certa forma, utilizar os minerais. Porém, na falta de minerais as vitaminas são, em geral inúteis. ’ ’

 

 

Texto extraído do site https://www.portaleducacao.com.br Acesso em 17 de outubro de 2018

A imagem pode conter direito autoral.

©2018 by Santé Terapias Integrativas.                                        (37) 9 9952-1809

bottom of page