top of page

Medicina Oriental

O equilíbrio do Yin-Yang: A base principal da medicina tradicional chinesa diz respeito ao equilíbrio do yin-yang (yīnyáng) no corpo e seus órgãos. A maior parte dos médicos chineses acredita na existência de vários tipos de qi 气 (qì), e os mais básicos seria o yin qi e o yang qi. O qi é a energia vital, e o seu fluxo no corpo depende do ambiente e do que acontece com esse corpo: lesões, sofrimento físico e má-alimentação provocam uma deficiência de qi. Cada pessoa e órgão possui um ponto ideal de equilíbrio de yin e yang para ser saudável, e a ideia geral da medicina chinesa é que podemos alcançá-lo através de técnicas medicinais específicas e restaurar nosso equilíbrio e saúde.

O princípio do yin-yang não diz respeito somente à medicina. Os chineses acreditam que tudo no universo é um equilíbrio de yin e yang. A forma circular em seu símbolo representa a perfeição do universo, e as duas cores mostram a harmonia dos opostos (bem e mal, dia e noite, claro e escuro, verão e inverno) e o círculo menor é o “abraço” trocado entre eles, já que um precisa do outro para existir.

Os cinco elementos: Segundo a astrologia chinesa, o universo é basicamente formado por cinco elementos: água, terra, metal, fogo e madeira. Estes se alinham em forma de círculo e formam uma estrela que define as relações entre eles: afinidade e repúdio. Cada um desses cinco elementos também apresenta características como cor e estação do ano, por exemplo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto extraído do Site http://www.chinalinktrading.com Acesso em 18 de outubro de 2018

A imagem pode conter direito autoral.

©2018 by Santé Terapias Integrativas.                                        (37) 9 9952-1809

bottom of page